Motivados pela recente conquista da vinculação dos recursos do petróleo para a educação pública, os integrantes Campanha Nacional pelo Direito à Educação se preparam para uma intensa jornada de debates e atividades. Entre os dias 19 e 22 de agosto, será realizado o 9º Encontro Nacional da rede que congrega mais de 200 organizações e militantes de todo o país, com representações em 24 estados e no Distrito Federal.
Sob o mote “Educação e ação política no Brasil hoje: perspectivas para a incidência da sociedade civil”, um dos objetivos do evento é debater e compreender o espírito que mobilizou tantas pessoas durante as manifestações nos últimos meses. Mais de 100 militantes, apoiadores e parceiros estarão reunidos para discutir o tema no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília.
Na segunda-feira, 19/08, um debate aberto ao público em geral sobre “Participação, política e democracia no Brasil” marcará o início do Encontro, e reunirá representantes dos movimentos Marcha das Vadias e Movimento Passe Livre, responsáveis pela articulação de passeatas que receberam grande adesão da sociedade. A Campanha Nacional pelo Direito à Educação e a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político também participarão desta mesa, apresentando a visão de movimentos que trabalham diretamente em defesa das demandas da população que foi às ruas. O Movimento dos Sem Terra, por sua vez, contribuirá com o debate com a perspectiva de um grupo que busca transformações desde a década de 1980.
Permeados por debates igualmente contemporâneos e complexos, os quatro dias do Encontro Nacional da Campanha serão divididos em cinco sessões de atividades, que vão promover subsídios para análise de conjuntura, dialogar sobre aspectos estruturais da Campanha, e abordar questões do Plano Nacional de Educação (PNE) e da Conferência Nacional de Educação (Conae), além da realização de oficinas em projetos de incidência política pelo direito à educação e um ato público no Senado Federal. A agenda dos eventos está disponível neste link.
Ato público no Senado – Na tarde da terça-feira (20/8), a delegação participante do Encontro irá ao Senado Federal e visitará os senadores de seus respectivos estados para conversar sobre a tramitação do PLC103/12. A matéria tramitou na Câmara dos Deputados por dois anos, onde foi aprovada com um texto que respeitava as principais demandas dos participantes da primeira Conferência Nacional de Educação (Conae 2010), mas sofreu alterações na Comissão de Assuntos Econômicos que precisam ser derrubadas. Com a aprovação do PLC 323/2007 (royalties e Fundo Social), que dedica à educação uma nova fonte de recursos, a expectativa é que o projeto ganhe celeridade no Senado.
Oficinas de incidência política – Na quinta-feira, último dia do evento, terão lugar duas oficinas que buscam engajar a rede da Campanha em projetos de incidência política e controle social. Na parte da manhã, será apresentada a iniciativa “De Olho nos Planos”, da Ação Educativa, uma plataforma interativa que acompanha o desenvolvimento e execução dos Planos Estaduais e Municipais de Educação. À tarde, o tema será o projeto “Fora da Escola não Pode!”, desenvolvido em parceria entre a Campanha e o Unicef. O projeto analisa as causas da exclusão escolar, mostra quem são, quantas são e onde estão as crianças e adolescentes fora da escola no Brasil e propõe política públicas para o enfrentamento desta situação.
O Encontro da Campanha é realizado com o apoio dos seguintes parceiros institucionais: Unicef, Instituto C&A, Fresce (Fondo Regional de la Sociedad Civil por La Educación) e Actionaid Brasil. A Campanha conta ainda com o suporte da Undime na organização do evento.
Autor: Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Educação e ação política no Brasil hoje: perspectivas para a incidência da sociedade civil
19 a 22 de agosto de 2013
Local: Centro Israel Pinheiro, Brasília
Fonte:http://undime.org.br/9o-encontro-nacional-da-campanha-nacional-pelo-direito-a-educacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário